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Concepções pedagógicas e epistemológicas alinhadas ao coaching

Concepções pedagógicas e epistemológicas alinhadas ao coaching

O coaching e a aprendizagem

O maior objetivo da educação é a aprendizagem dos alunos. A aprendizagem ocorre quando há interação social (, ação do sujeito sobre o objeto e o questionamento reconstrutivo, ou seja: saber pensar é questionar!

CLERMONT(1995), VIGOTSKY(2000), PIAGET (1975), DEMO (2011), SILVA (2001)

O coaching é um processo interativo, de aprimoramento humano, que ocorre entre o profissional (coach) e o seu cliente (coachee) mediante questionamentos que visam a altaperformance do coachee, em qualquer setor de sua vida.

Portanto, o professor que assume o papel de coach, e utiliza o coaching como metodologia, consegue resultados surpreendentes com seus alunos.

Há um crescimento e uma demanda pelo coaching na educação. Alguns profissionais se aperfeiçoaram no coaching e estão aplicando diversas ferramentas para aumentar o desempenho tanto dos estudantes, dos professores, quanto dos gestores.

Como o coaching tem por princípio o questionamento e a busca de soluções pelo próprio coachee, consideramos que todas as linhas epistemológicas e pedagógicas centradas nas ações dos estudantes, em busca das suas dúvidas, estão alinhadas com o coaching.

Metodologias dialógicas e investigativas tais como: projetos se aprendizagem, unidades de aprendizagem, situações de estudos, sala de aula invertida, e todas aquelas, que tentam romper com o ensino livresco, que se baseia no falar/ditar do mestre, podem lançar mão das técnicas do coaching para ajudar os estudantes a alcançarem os seus objetivos e metas.

Crenças, valores e metas

Além dos questionamentos poderosos, há três elementos que conduzem o processo de coaching: crenças, valores e metas.

As crenças são as opiniões que temos sobre as coisas, e elas, quando são arraigadas, direcionam as nossas escolhas e as nossas decisões. Segundo Robert Dilts, especialista em Programação Neurolinguística, são as crenças que determinam os nossos comportamentos que direcionam as nossas ações

Por isso é muito importante que os professores fiquem atentos as suas crenças sobre como os estudantes aprendem, pois, elas influenciam no processo de ensino-aprendizagem.

Se o professor acredita que seus alunos são incapazes de aprender, que são desinteressados, todo o seu comportamento será de confirmar essa crença, e mesmo que ele utilize várias formas para motivá-los, não conseguirá, porque não há nada mais forte do que a crença.

Se o professor deseja ter sucesso, precisa mudar o seu MindSet, ou seja, a sua maneira de pensar a respeito dos alunos. Adotar metodologias mais ativas, centradas na investigação pelos estudantes, pressupõe estimula-los e acreditar na sua capacidade.

Um educador conhecedor do coaching tem consciência das influências das suas crenças e seus valores no processo de ensino e aprendizagem, e saberá utilizar as técnicas e ferramentas para despertar o potencial dos estudantes.

Além disso, estará equipado para melhor traçar suas metas educacionais e também, ajudar os estudantes a estabelecer seus objetivos e elaborar um plano de ação para atingi-los.

Com os alunos, o professor poderá utilizar ferramentas do coaching para identificar as dificuldades e os bloqueios ou vícios emocionais que possam estar impedindo o aluno de avançar no seu aprendizado.

O coaching instiga o aluno a pensar a refletir e a encontrar as próprias soluções para os seus problemas. É uma ótima ferramenta para ser utilizada juntamente com uma proposta de educar com base na pesquisa.

A escola e o coaching

Caso o professor não seja coach ele poderá contar com o apoio ou assessoria de um, por isto a importância de a escola contratar, pelo menos um profissional que seja conhecedor do coaching. Este profissional pode ser um professor, ou um orientador pedagógico que tenha formação em coaching.

Com os professores, o coach utiliza ferramentas para que esses eliminem seus vícios, suas crenças negativas e seus bloqueios emocionais e, ajuda-os a planejarem ações para alcançarem suas metas. Em caso de não haver um coach na escola, o próprio professor pode aplicar o autocoaching, desde que aprenda como fazê-lo.

Para que metodologias ativas, centradas na investigação dos próprios estudantes, sejam bem-sucedidas, há que se pensar em reformular a gestão da escola, pois, é fundamental que toda a escola esteja preparada para atender as necessidades desses estudantes.

Portanto, a gestão é um outro potencial campo de atuação para os coaches, pois, com o coaching, terão condições de criar um ambiente motivador para o ensino e a aprendizagem, gerando resultados animadores.

No ambiente escolar, o coach usa ferramentas para mapear as barreiras e as potencialidades da escola, para gerenciar conflitos, para melhorar o desempenho de todos os envolvidos e para alcançar as metas de ensino e de aprendizagem.

Defende-se o coaching aplicado aos processos educativos desde que as metodologias e as concepções pedagógicas e epistemológicas adotadas estejam de acordo com os princípios e os valores do coaching.

Ivane Duvoisin