Educação

Como o mindset afeta o desempenho dos estudantes?

Sabíamos que adjetivos pejorativos como chamar uma criança ou um jovem em desenvolvimento de “burra” pode causar danos a personalidade, o que não sabíamos é que repetir constantemente que ela é inteligente também pode afetá-la negativamente. É a maneira como os elogiamos que pode fazer a diferença, nos afirma Dweck (psicóloga, professora na Universidade de Stanford, especialistas em psicologia social e psicologia do desenvolvimento).

 

Carol Dweck queria compreender como as pessoas lidam com os fracassos e por isso, resolveu pesquisar como os estudantes lidavam com problemas difíceis. Para realizar tal pesquisa Carol levou quebra-cabeças para os estudantes resolverem.  A medida em que o nível de dificuldades ia aumentando ela foi observando a reação e as estratégias que os estudantes utilizavam para resolvê-los.

 

Havia dois estudantes: um deles, de dez anos, diante de uma dificuldade maior, puxou a cadeira mais para perto e esfregou as mãos uma na outra dizendo: “Adoro um desafio!”. O outro, diante do quebra-cabeças, com expressão de satisfação afirmou: “Oba! Eu já esperava aprender algo novo com isso!”. Carol ficou surpresa com o que presenciava. Achava que as pessoas ou sabiam ou não sabiam lidar com os fracassos, mas que alguém pudesse vibrar e se entusiasmar com o fracasso era algo novo para ela.

 

Essas crianças traziam algo especial que merecia ser pesquisado. Elas não se deixavam abater pelo insucesso, nem mesmo imaginavam que estavam fracassando, elas se sentiam estimuladas para aprender mais. Foi esse fator que levou Carol a ir mais a fundo na investigação sobre o comportamento e a personalidade das pessoas bem-sucedidas. Ela esperava que eles desistissem de jogar, diante do sucessivo fracasso, pois, para ela fracassar sucessivamente seria um atestado de “burrice”, seria uma confirmação de que não é inteligente. Esse é o típico comportamento de quem tem mindset fixo, ou seja, acredita que a inteligência é nata.

 

MINDSET FIXO X MINDSET FLEXÍVEL

Quem tem mindset fixo, quer evitar todo o tipo de fracasso, pois seria uma exposição ao ridículo, mas, quem acredita que a inteligência é fruto de um grande esforço, dedicação e persistência, tem mindset flexível, isto é, encara os desafios como oportunidades de aprendizagem para alcançar o sucesso.

 

O mindset fixo enche a mente das pessoas com pensamentos perturbadores, cria o medo da rejeição e torna o esforço e a dedicação desagradáveis, o que gera estratégias de aprendizado inferiores limitando as realizações. Vocês podem estar compreendendo, neste momento, porque dizer as crianças e jovens que eles são inteligentes pode causar o efeito inverso do que esperamos. Isso cria um mindset fixo que limita as pessoas no enfrentamento dos pequenos fracassos que seriam fontes de aprendizados necessários ao sucesso.

 

Mas o que tudo isso tem a ver com o desempenho dos estudantes? Durante os meus atendimentos de coaching, trabalhando com o nicho educacional acadêmico, me deparei com estudantes que procrastinavam, permanentemente, se colocando em situações de risco, de perder a bolsa de estudos e não finalizarem a pós-graduação, muitas vezes travavam na escrita e não conseguiam avançar.

 

Investigando sobre o que os bloqueava, identifiquei que muitos tinham medo de fracassar, e este medo vinha de um mindset fixo, construído ao longo das suas vidas. As pessoas dominadas por esse mindset perdem oportunidades de aprender e se sentem rotuladas por um fracasso, ou desanimam diante da exigência de um grande esforço.

 

COMO DESENVOLVER UM MINDSET DE CRESCIMENTO?

Quando identifico em um estudante o mindset fixo, converso para que compreenda que não se nasce com inteligência pré-determinada, que é possível aprender determinadas habilidades, e que as tarefas árduas têm o poder de promover as mudanças.

 

Oriento para que assistam filmes e leiam histórias de pessoas famosas e de sucesso. Einstein é um exemplo de um menino que não era considerado inteligente, muito pelo contrário, era um dos piores da sua classe. Suas pesquisas foram consideradas inconsistentes, durante muito tempo, mas ele tinha a tenacidade do mindset de crescimento, não se deixava abater pelo fracasso, muito pelo contrário, a cada negativa mais ele se aprofundava para tornar consistente sua argumentação.

 

E o que dizer de Stephen Hawking? Você conhece a história do maior Físico de todos os tempos? Ele tinha um mindset flexível que gera crescimento, não desistia, não tinha medo de lançar suas ideias e nem das críticas. Assim, ele descobriu a teoria dos buracos negros unindo duas teorias aparentemente contraditórias: a relatividade geral e a mecânica quântica.

 

Um filme que mostra a papel da educação na construção do mindset de flexível e que recomendo assistir, é Mãos Talentosas. Se trata da história do Dr. Ben Carson, médico cirurgião com fama mundial. O filme conta como a mãe de Ben construiu o mindset de crescimento que lhe deu a coragem para superar todos os fracassos e preconceitos.

 

No mindset flexível ou de crescimento você não precisa achar que é competente para realizar algo, o que você precisa é ter prazer no que faz e dedicar-se com afinco, sem medo de fracassar. Os cases acima citados nos ensinam a força de ter um forte objetivo, foco e determinação.

 

Aos pais e professores fica a recomendação para construir um mindset de crescimento:  substitua o “como você é inteligente” por “como você é esforçado e dedicado”.

 

Esta é a chave para o sucesso: Faça as crianças e os jovens acreditarem que o sucesso depende de muito esforço, dedicação e perseverança e que o fracasso é o trampolim para o sucesso. A busca é mais importante do que os resultados.

Ivane Duvoisin