Geral

Como não empreender no Brasil

Muito se fala sobre como empreender no Brasil, os desafios, os aprendizados. As prateleiras dos empreendedores estão cheias de livros com técnicas, dicas e histórias de sucesso de empreendedores. Mas a pergunta que quero lhe fazer e a seguinte:

 

Você sabe como NÃO empreender no Brasil?

 

Todo empreendedor sabe quais são os passos para empreender no Brasil, indo desde a validação da ideia até a captação de investimentos para o negócio e sua sustentabilidade.

 

Porém, muito mais importante do que saber como empreender é saber como NÃO empreender, não só no Brasil, mas no mundo.

 

A seguir vou compartilhar com você algumas dicas de como NÃO empreender para que você possa obter sucesso em seus negócios.

 

Dica 1 – Não empreenda pensando nas dificuldades e problemas que pode vir a enfrentar

 

O maior erro que um empreendedor pode cometer é iniciar seu negócio pensando nas dificuldades e problemas que pode vir a enfrentar.

 

Quando você decide empreender é porque possui um produto ou serviço que pode ajudar outras pessoas a solucionarem algum problema que enfrentam. Então, qual o sentido de você iniciar um empreendimento focando a gestão nas dificuldades e problemas que pode vir a enfrentar?

 

Assim como o seu produto ou serviço tem o foco na solução do problema de seus clientes, mantenha o foco gerencial longe das dificuldades e problemas. Olhe para o que você pode oferecer de melhor aos seus clientes para que eles possam lhe proporcionar um retorno capaz de sustentar e expandir o negócio.

 

Fique sabendo que onde você foca expande, sendo assim, coloque o foco no que é bom para que se torne ainda melhor, caso contrário você só estará expandindo as dificuldades e problemas.

 

Dica 2 – Não espere ter tudo o que precisa em mãos para iniciar um empreendimento

Já ouvi muitas pessoas dizerem que têm uma grande ideia e que só não colocaram em prática porque ainda falta uma ou outra coisa para se sentirem seguras e com tudo em mãos para iniciar o empreendimento.

 

Para saber se um empreendimento vai dar certo ou não é preciso colocá-lo em funcionamento, receber feedback das pessoas. Se o que você tem em mãos te possibilita colocar o empreendimento para rodar e receber esses feedbacks, ser visto pelo público, faça, não fique esperando “aquela coisinha que falta”, essa espera pode fazer com que o seu momento passe e a oportunidade vá embora sem dar adeus.

 

Comece seu empreendimento com o mínimo necessário, torne-o conhecido e assim você terá ainda mais chances de obter os recursos necessários para colocá-lo em outro nível.

 

Dica 3 – Não seja egoísta, compartilhe suas ideias

Existem pessoas por aí com ideias fantásticas, mas que se prendem na seguinte historinha:

 

“Tenho uma ideia muito boa, mas não posso contar pra ninguém senão vão roubar a minha ideia e iniciar um negócio que tem que ser meu.”

 

Se você tem medo de alguém roubar sua ideia, por que não a coloca em prática logo? Assim as pessoas poderão conhecer sua ideia e não poderá dizer que a roubaram de você.

 

Compartilhar ideias é o segredo para encontrar parceiros e até mesmo investidores para torná-las realidade.

 

Se Steve Jobs não tivesse convencido Steve Wozniak a transformar a sua ideia – um computador com monitor, mouse e teclado integrados – em realidade hoje a Apple não existiria.

 

Wozniak não escondeu sua ideia, trabalhava nela em casa e todos podiam ver quando chegavam lá, e quando Jobs viu sua mente brilhante de empreendedor começou a fervilhar e juntos foram responsáveis por uma grande evolução nos computadores pessoais.

 

Dica 4 – Não caminhe sozinho pelos caminhos do empreendedorismo

 

Ao andar sozinho você está se privando de ter uma outra visão do caminho que está percorrendo, e a melhor forma de visualizar uma área maior do caminho é estando acompanhado.

 

Tenha não apenas parceiros no seu empreendimento mas tenha também um mentor pessoal e um coach.

 

O mentor vai te ajudar com dicas de como fazer o seu negócio crescer, atingir um público maior, como ajustar falhas ao longo do caminho.

 

O coach vai te ajudar a manter o foco, a trabalhar a alta performance, definir objetivos e metas neurologicamente corretos e alcançáveis, te desafiando a conquistar sempre mais, a buscar o extraordinário.

 

Se o ser humano não foi criado para viver sozinho, por que você acha que empreendendo sozinho vai chegar mais longe do que se estiver acompanhado?

 

Espero que essas dicas possam te ajudar a alavancar seu negócio e fazer com que você empreenda da melhor forma no Brasil e no mundo.

 

Se você gostou dessas dicas não deixe de comentar aqui embaixo e de compartilhar nas redes sociais para que outras pessoas possam conhecê-las (lembre-se da dica 3).

 

Grande abraço!

Jonathan Lamim