Educação

Nota 1000 na Redação do ENEM não é utopia

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Quem faz o ENEM sabe que, além das quatro competências de conhecimento, é preciso dominar a competência de produção textual, afinal, só o texto vale 1/5 da nota final. Aliás, a prova do governo sempre exige uma redação dissertativo-argumentativa, gênero textual temido por muitos. Uma boa dica é se criar o hábito de ler, principalmente jornais e revistas, pois quem lê se informa sobre diversos assuntos, adquire argumentação, tem acesso a uma escrita formal e consome a norma culta padrão. Também é de grande valia compreender quais são os requisitos cobrados para se redigir uma boa redação. O ENEM, por exemplo, avalia cada texto a partir de 5 competências: (i) Língua Portuguesa, (ii) Tema e Gênero Dissertativo, (iii) Defesa do ponto de vista, (iv) Coesão e articulação e (v) Proposta de intervenção. Cada competência é dividida em subcompetências. A seguir, vamos destrinchar cada uma.

 

Competência Língua Portuguesa

            É dividida nos seguintes quesitos:

  1. Ortografia: Considera a correta acentuação e grafia das palavras. Aqui, muitos alunos cometem erros ao escrever palavras com “ss”, “ç”, “sc”, “x” ou “z” e também se confundem com o hífen. Outros acentuam palavras que perderam o acento no novo acordo ortográfico, como em “ideia” (não mais “idéia”).
  2. Pontuação: Seguramente, é a vírgula a maior inimiga dos alunos. Nunca se separa sujeito do predicado. Quando se vai adicionar uma informação extra sobre o sujeito, usa-se vírgula. Exemplo: Joana, que é professora, foi ao cinema. Ao inserir algum advérbio no início ou meio da sentença, use a vírgula. Exemplo: “Atualmente, a sociedade…”, “As crianças, atualmente, têm celular”.
  3. Sintaxe: Concordância verbo-nominal e regência são analisados também. O uso da crase é uma das grandes dúvidas dos alunos. Resumindo, a crase é a fusão entre a preposição “a” e o artigo feminino “a”. Logo, o verbo deve pedir a preposição “a” e o objeto deve ser feminino. Ex.: Anexar à proposta essas ideias (anexar a + a proposta). Um bom macete para verificar se a crase está correta é trocar o objeto feminino por um masculino. Se obter “ao”, então use a crase. Ex.: Anexar ao projeto essa ideia (anexar a + o projeto).
  4. Vocabulário e Registro: É importante possuir um vocabulário diversificado. Evite repetições, usar palavras com sentido incorreto e coloquialismos (língua falada).

 

Competência Tema e Gênero Dissertativo

            É necessário compreender e desenvolver bem o tema exigido pela banca. Os textos motivadores são uma boa base para isso, mas trazer novas informações é essencial. Além disso, não se pode fugir da estrutura de um texto dissertativo.

  1. Abordagem do tema: Analisa-se aqui a forma como o aluno apresentou o tema e o desenvolveu. Usar os textos motivadores é válido, mas conta ponto quem também traz um repertório próprio e consistente.
  2. Estrutura do gênero: É importante dar atenção à estrutura de um texto dissertativo. Reserve um parágrafo para introdução e nele apresente, de forma clara, o tema e seu ponto de vista. Use dois parágrafos para desenvolver seus argumentos e defender seu ponto de vista. Por fim, na conclusão retome os argumentos trabalhados e aponte propostas de intervenção concretas e originais. Muitas vezes, o aluno não apresenta ponto de vista, não traz argumentos bem desenvolvidos ou apresenta propostas pouco originais.

 

Competência Defesa do ponto de vista/coerência
  1. Planejamento e progressão: Como foi dito, é importante apresentar um ponto de vista e argumentos que o sustentem com competência. Além disso, a argumentação deve ser progressiva, uma coisa levar à outra, de modo que a conclusão seja o ápice. O texto deve ser como uma escada crescente.
  2. Coerência: Avalia-se aqui se as ideias estão coerentes, ou seja, que não se contradigam e estejam bem relacionadas entre si.
  3. Repertório: Trazer novas informações é muito importante, mas se deve evitar ideias restritas ao senso-comum. Seja bem original.

 

Competência Coesão e Articulação
  1. Articulação entre parágrafos: Além da coerência, analisa-se a coesão. O aluno deve articular os parágrafos entre si através de recursos e estratégias. Use conectivos ou expressões para vinculá-los, como “Portanto”, “Ademais”, “De mesmo modo” etc.
  2. Estrutura dos períodos: Evite períodos longos e a repetição de ideias e palavras. Pontue bem e use conectivos corretamente entre frases e períodos.
  3. Repertório dos recursos coesivos: Diversifique na hora de usar os conectivos entre frases e parágrafos.

 

Competência Proposta de intervenção
  1. Clareza e coerência: Não basta apresentar propostas, deve-se detalhá-las bem. Evite frases como “é preciso…”. Além do mais, as propostas devem ser coerentes com o texto, ou seja, devem apresentar resoluções para os problemas trazidos pelo aluno nos argumentos.
  2. Aplicabilidade e originalidade: Fuja de propostas restritas ao senso-comum. Traga propostas originais e que sejam aplicáveis. Propor pena de morte ou prisão perpétua, ainda que não firam os direitos humanos, são pouco aplicáveis no Brasil.

 

Apesar da quantidade de quesitos, a nota 1000 não é utópica, já que todos eles estão relacionados entre si. É muito importante que toda semana o aluno redija pelo menos duas redações e as mostre a alguém para que sejam corrigidas e avaliadas. Assim você treina sua escrita e se acostuma ao gênero textual. Lembre-se que um texto dissertativo deve ser uma escada em que os degraus estejam ligados por uma corda. Veja a seguir um exemplo de redação nota 1000 e analise como as competências estão em harmonia e o conteúdo bem amarrado.

 

Fonte da imagem: Site Imaginie

 

Referência:

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Maycon Miliorini