Educação

10 razões para fazer uma graduação no exterior

Se você está em dúvida sobre fazer ou não uma graduação no exterior as dicas a seguir são para você.

1) EXPERIÊNCIAS INÉDITAS
Ao sair do país para estudar você mergulhará em uma outra realidade, fora da sua zona de conforto, se dando a oportunidade de conviver com pessoas diferentes, comer coisas diferentes e descobrir outras culturas.

O fato de sair da zona de conforto trará amadurecimento e independência, dando a você a habilidade de tomar suas próprias decisões e resolver o que for necessário sozinho.

2) ENSINO DE QUALIDADE
Ao se graduar no exterior você estará tendo a chance de estudar em instituições reconhecidas pelo forte trabalho de pesquisa, com tecnologia de ponta e conectadas com os assuntos mais relevantes do momento, o que torna o aprendizado mais dinâmico.

Você não aprenderá só conteúdo acadêmico, mas terá a oportunidade de ter a experiência de mercado aliada ao aprendizado acadêmico.

3) DIVERSIDADE DE CURSOS
Você terá uma variedade muito grande de cursos em diversas áreas, podendo assim escolher aquele que mais se encaixa em seu perfil, se especializando em segmentos que aqui no Brasil ainda estão em desenvolvimento.

4) PREÇO ACESSÍVEL
Ao contrário do que muitos pensam, existem países que possuem um custo muito acessível para se estudar, como por exemplo Alemanha, França, Itália, Espanha, República Tcheca e Portugal.

5) DOMÍNIO DO IDIOMA
Ao estudar no exterior você ganha a oportunidade de aumentar sua fluência em outro idioma, pois em tudo o que fizer (estudos, diversão, leituras, tv…) utilizará o idioma nativo do local. Você praticará o tempo inteiro, e essa prática elevará o seu nível.

6) RELACIONAMENTOS MULTICULTURAIS
As universidade do exterior estão mais do que acostumadas a receber estudantes de toda parte do mundo e isso dá a oportunidade dos estudantes se relacionarem com pessoas de diversas culturas, aprenderem mais sobre outros países e compartilharem experiências diferenciadas.

7) VIDA ACADÊMICA E SOCIAIS ATIVAS
As próprias universidade no exterior se preocupam com o equilíbrio entre vida acadêmica e social. Geralmente elas já possuem um programa para a integração dos alunos e incentivam as atividades sociais para que possam experimentar as novidades de uma nova cultura.

8) VALORIZAÇÃO DO CURRÍCULO
Experiência internacional chama a atenção em qualquer currículo, ainda mais aqui no Brasil. Uma graduação no exterior se torna um diferencial competitivo e pode te colocar à frente na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.

9) CARREIRA INTERNACIONAL
Uma graduação no exterior não ajuda apenas a conseguir uma vaga no mercado de trabalho aqui no Brasil, mas te ajuda a ter uma carreira internacional, pois te proporcionará a experiência do trabalho no exterior, domínio de outro idioma, adaptação a uma nova cultura e com isso você se torna um profissional com flexibilidade e conhecimento diversificado.

10) PRAZER DE VIAJAR
Estudar no exterior não é motivo para não desfrutar do prazer de viajar. Você fará novos amigos, dominará um outro idioma e tudo isso facilita as aventuras em outras regiões enquanto você estuda.

Gostou dessas dicas? Já está pensando em estudar no exterior?

Então fique ligado aqui no blog para acompanhar outras dicas e artigos sobre estudo no exterior.

Jonathan Lamim