Educação

Concepção de trabalho como forma de libertação da educação

Charles Chaplin - Tempos Modernos

Sabe-se que o Ensino Médio, atualmente, é voltado completamente para o mercado de trabalho ou vestibular. Além disso, a formação é pautada pela dualidade trabalho intelectual e trabalho manual, dualidade esta que é a base estrutural capitalista. A uns poucos lhes cabe a formação intelectual e a outros, a maioria, apenas uma formação técnica. Em nenhum momento esses alunos são incentivados a relacionar as dimensões do trabalho e da ciência e, consequentemente, naturalizam sua própria condição de explorados. O conceito de trabalho é totalmente fragmentado e pensado apenas como uma prática exclusivamente produtiva.

 

A partir dessa consciência, concebe-se o projeto de Ensino Médio unitário, politécnico e omnilateral, que visa propiciar a integração em todas as dimensões da vida no processo formativo (trabalho, ciência e cultura). Deve-se ressignificar o modo como os alunos veem o trabalho, que em seu sentido ontológico consiste na forma de interação humana com o intuito de se satisfazer e produzir sua própria sobrevivência. Esse conceito também está atrelado à ciência, visto que o homem produz ciência a partir do trabalho, ou seja, a partir da interação com a realidade. Consequentemente, os estudantes poderão associar com maior clareza o conhecimento que adquirem com a realidade em que estão inseridos.

 

Para que isso se torne concreto, o trabalho deve ser concebido como princípio educativo da prática educacional e compreendido em seus dois sentidos: ontológico, que o entende como um processo para transformar as condições humanas e ampliar nossas capacidades; e histórico, que explicita a relação entre os conhecimentos e as forças produtivas. A partir disso, pode-se compreender que o trabalho é um processo que possibilita que a sociedade exista e se desenvolva. Todos devem trabalhar para que a sociedade continue a evoluir.

Maycon Miliorini