Educação

O melhor jeito de aprender é ensinando

Quero começar esse artigo com uma frase de William Glasser que nos faz refletir sobre a forma como os educadores conduzem o processo de ensino e aprendizagem em suas salas de aula.

 

“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes.”

 

Willian Glasser foi um psiquiatra americano que desenvolveu a teoria da escolha e a aplicou na educação. Conforme essa teoria, o professor é um GUIA para o aluno e não um CHEFE.

 

Segundo Glasser, não se deve trabalhar com memorização apenas, pois boa parte dos alunos esquece tudo após a aula. A forma mais efetiva de aprender é fazendo, ensinando.

 

Educador, como você tem conduzido suas aulas: como um GUIA ou como um CHEFE?

 

A pirâmide de aprendizagem

 

A pirâmide de aprendizagem é uma excelente forma de visualizar a teoria de Glasser e compreender os motivos pelos quais alguns alunos possuem uma capacidade de aprendizado maior que a de outros.

 

Como pode ser visto na imagem acima, a base da pirâmide corresponde a 95% do poder de aprendizado, e as atividades relacionadas são:

 

  • explicar
  • resumir
  • estruturar
  • definir
  • generalizar
  • elaborar
  • ilustrar

 

É lógico que não se pode ignorar o ler, ouvir, ver, mas quando as ações da base da pirâmide são realizadas, todas as demais também são, pois não se pode explicar algo sem pesquisar sobre o assunto, seja em livros ou vídeos, conversas com outras pessoas.

 

Ao passar por escolas dando palestras ouço professores falando sobre a capacidade de aprendizado, falta de atenção e resultados ruins dos alunos. Gosto de refletir sobre isso junto com eles a partir da pirâmide de aprendizagem.

 

Usando a pirâmide de aprendizagem para desenvolver a capacidade de aprendizado dos alunos

 

Assim como o alunos, nós educadores estamos sempre precisando aprender algo, e aprendemos para ensinar, ensinar com excelência e clareza.

 

Se utilizamos o ensino para melhorar o nosso aprendizado, por que não podemos utilizar o mesmo para que os alunos possam aumentar gradativamente sua capacidade de aprendizado?

A partir da pirâmide de aprendizagem é possível desenvolver diversos tipos de dinâmicas e exercícios para serem realizados em sala de aula e fora dela, proporcionando ao aluno experiências diferentes, gerando uma vontade renovada por adquirir conhecimento e passá-lo adiante.

 

A melhor forma de colocar a pirâmide de aprendizagem em prática e fazendo uso da educação participativa, onde os alunos deixam de ser meros expectadores para serem as estrelas da aula.

 

Ler, escutar e ver são ações realizadas constantemente pelos alunos, dentro e fora da escola. Se você, educador, associar outras ações como fazer um resumo, ilustrar o conteúdo, realizar uma apresentação para a turma à essas que já são de costume, tenha certeza que os resultados virão.

 

Quero finalizar esse artigo deixando uma reflexão, e se ela gerou algo diferente em você, seja um sentimento, um desejo, ou qualquer outra coisa que você se sinta confortável em compartilhar, faça isso nos comentários desse artigo.

 

Se estar à frente de uma turma e ensinar a eles diariamente te faz um profissional melhor, com mais conhecimento, o que te impede de dar aos alunos um pouco do seu espaço como educador para que eles também possam ensinar e aprender?

 

Jonathan Lamim