Educação

A Educação como processo social segundo Durkheim

Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim (2001), nos diferenciamos dos demais animais porque vivemos em sociedade. Tal sociedade nos reclama diversas aptidões que, muitas vezes, não são instintivas, ou seja, não são inatas ao homem. Durkheim denomina esse conjunto de aptidões como “ser social”. Cada grupo social possui um tipo de moral vigente a qual os indivíduos desse grupo devem se moldar para o equilíbrio da convivência. É necessário que esses indivíduos adquiram uma consciência coletiva. Logo, para o sociólogo francês, a educação tem um papel social muito importante: a de transmitir os conceitos necessários à manutenção da ordem social.

A partir dos conceitos de Durkheim, podemos entender a educação como processo para socializar os indivíduos de acordo com o contexto em que vivem, ou seja, ela “cria” indivíduos socialmente aptos a cooperar, respeitar e construir uma sociedade cada vez melhor. A educação tem o papel de introduzir o conceito de sociedade, ratificando que se trata de um conjunto de pessoas que dividem os mesmos direitos e deveres (homogeneidade) e também introduzir o conceito de diversidade – um grupo necessita de indivíduos com diversas competências para que haja melhor cooperação entre eles. Em resumo:  a sociedade, a partir da sua constituição, permite que o homem se engrandeça e se torne humano. A educação, nesse sentido, faz-se importante ao “criar” um indivíduo e lhe transmitir o ser social.

DURKHEIM, Émile. . Lisboa: Edições 70, 2001, pp. 41-47

Maycon Miliorini